Escreva suas metas e junte-se aos 3% que estão no topo

foto-metas-julho-2009 "Em seu livro O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard , Mark McCormack refere-se a uma pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989. Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos do programa de MBA de Harvard: "Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?" Verificou-se que apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas. Treze por cento efetivamente tinham metas, mas não por escrito. E 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam ganhando, em média, o dobro dos 84% de estudantes que não tinha meta alguma. Mas o mais surpreendente foi que os 3% de formandos que tinham metas claras e por escrito ao deixarem Harvard estavam ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos. A única diferença entre os grupos era a clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem."

(extraído do livro "Metas" de Brian Tracy)

Até começar a estudar temas como Marketing Pessoal, eu era uma das muitas pessoas que torcia para alcançar alguns objetivos vagos que escolhi para mim. Ou seja, errava duplamente.

Alcançar qualquer meta não tem nada a ver com "torcer", "acreditar na sorte", ou achar que "se Deus quiser" as coisas vão dar certo. É preciso trabalhar (isso todo mundo já sabe) e é preciso ter metas (a maioria não sabe).

META é um objetivo claro, definido, motivador. Anota aí: claro, objetivo e motivador!

Claro significa que não deve deixar dúvidas nem permitir contradições. É o contrário de obscuro, algo como dizer que "só quer sobreviver", ou "quer ser o melhor" ou "deixar uma marca na história", ou qualquer expressão do tipo sabe-deus-o-que-significa-isso.

Objetivo significa que deve ser algo que possa ser medido e/ou constatado quando for alcançado. É o contrário de subjetivo, quando só faz sentido para o mundo interior (ou subjetivo, dãã) da pessoa que definiu.

Motivador que dizer que seja algo que só de pensar te deixe inquieto demais para perder tempo com qualquer coisa que não te ajude a alcançar a meta.

E aí chegamos a questão principal deste post: a importância de escrever suas metas. Não basta pensar nem falar, pelo simples fato de que cada vez que você faz isso talvez mude um pouquinho a meta, para menos ou para mais. E aí te pergunto meu caro leitor: Você voaria num avião que fosse aterrizar na pista do aeroporto... ou talvez um pouco antes ou depois? Pois é, nem eu!

desktop.bmp

A meta quando escrita dá a precisão, autoridade e valor que ela merece. Lembra daquela frase: "VALE O ESCRITO" ? Ou daquela outra "PALAVRAS O VENTO LEVA" ? Não sei daonde vêm, mas elas querem dizer justamente isso, que tudo que é importante ser dito... tem que ser escrito! E para suas metas não pode ser diferente!

Vou te confessar uma coisa: minhas metas estão bem escritas, registradas onde sou obrigado a vê-las várias vezes todos os dias: como plano de fundo da área de trabalho do meu computador, junto com as fotos da minha família, origem e fim implícitos das minhas próprias metas.

E as suas, onde estão?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: